Como maximizar resultados com um Software de Logística

Maximizar resultados software logistico

Tecnologia não é tudo, mas é crucial quando o assunto é gerenciar o desempenho logístico. Afinal, utilizar somente planilhas e sistemas de controle de frota podem ajudar mas não trazem o monitoramento efetivo dos resultados e muito menos os “insights” que são necessário para prever e projetar melhorias na logística.

O mercado de transporte precisa se adaptar às inovações tecnológicas que surgem para  melhorar constantemente o desempenho logístico. Serviços e soluções dedicadas trazem um novo modelo de acompanhamento que levam informações com mais agilidade para os gestores de embarcadores, operadores logísticos e transportadores.

Os novos sistemas unificados chegaram para ficar pois atendem um universo de tecnologias com grande volumes de dados e possuem integrações simplificadas, gerando a visibilidade de recursos e sendo crucial para tomada de decisão dos gestores logísticos.

Os inúmeros benefícios que um software logístico pode trazer, vão desde a expedição até o estoque do cliente. Aumentar a taxa de atendimento e assegurar o desempenho de entregas e coletas é crucial para manter seus clientes fidelizados.

Benefícios da tecnologia

A busca de novas tecnologias e processos são essenciais para otimizar a cadeia de suprimentos e a produtividade em uma operação de transporte. Visibilidade e controle simplificam procedimentos que podem ser feitos com mais eficiência e agilidade, reduzindo custos operacionais.

Por esses motivos, automatizar sua operação torna seus processos mais estáveis e eficazes, garantindo seu SLA e consequentemente a satisfação de clientes, incorporar soluções na nuvem (cloudware) em sua estratégia é indispensável.

#1 Redução de custos

Através de um software de logística a empresa é capaz de identificar em tempo real situações que geram gastos, custos ou até multas.

Estamos falando da gestão do tempo em que o motorista fica parado para realizar uma coleta e entrega, o tempo da jornada do motorista, o planejamento de rotas, paradas de abastecimentos, gastos com pedágios, agendamento de cargas… tudo isso pode ser extremamente complicado sem um sistema.

#2 Disponibilidade da Frota

O software também é capaz de mostrar, em tempo real, qual é a disponibilidade da frota para manobras logísticas, caso elas sejam requeridas. Afinal, ter mais transportadores tanto agregados como terceiros mais próximos da empresa, traz economia de tempo e reduz de custos, tudo ao mesmo tempo.

A visibilidade logística que um sistema traz pode dar a perfeita noção não só de quais transportadores estão disponíveis e quais rotas possíveis mas também a estimativa de tempo e recursos que cada decisão poderá acarretar. Prever com antecedência estes investimentos podem alterar totalmente as escolhas de veículos assim como a planejamento da distribuição de cargas.

#3 Processos padronizados

Ao colocar todos os dados de motoristas, veículos, viagens e transportadores em um único sistema, evita processos manuais, que não se integram e impactam nos indicadores essenciais para a tomada de decisões logísticas, além de criar gargalos, desperdícios e retrabalhos que dificultam melhorias, que servem não só para um ou outra viagem, mas para toda a operação de transporte.

Um processo devidamente padronizado significa maior desempenho logístico, mais precisos na escolha das viagens e rotas, mais agilidade e mais comprometimento dos transportadores, que podem ganhar mais autonomia frente a um processo padronizado e capaz de fomentar a utilização de novas estratégias logísticas.

 

Qual é o melhor software de logística?

Existem diversas soluções capazes de ajudar a empresa a gerenciar a logística rodoviária, porém é importante entender o nível de complexidade de sua operação para escolher o software que mais se enquadra no seu modelo de trabalho. Alguns requisitos cruciais para esta decisão são o controle de:

- Frota e Rotas

- Recursos Profissionais

- Estoque e Armazém

- Documentos e Notas Fiscais (crossdocking)

- Tempos de entrega/coleta

- Agendamento de cargas

- Temperatura das cargas

Por isso, não há como dizer qual é o melhor software, mas é possível comparar suas necessidade e achar a melhor opção em cada caso.

Um exemplo disso é o software Open Jornada utilizado para o cumprimento da lei 13.103, que diz respeito à jornada do motorista e outro é o Open | SIL que é flexível o bastante para gerenciar operações enormes de distribuição e realmente fazer a diferença no momento de evoluir sua cadeia logística. Essas soluções são específicas e cada uma atende um perfil de transportador, embarcador ou operador logístico e entregam exatamente as necessidade destes segmentos.

Quer saber mais sobre como os softwares podem ajudar a melhorar sua gestão de frotas? Fale com a OpenTech!

Como maximizar resultados com um Software de Logística
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)