Roubos de cargas no Paraná preocupam

estrada-Parana

Soluções em Gerenciamento de Risco ajudam empresas na prevenção

O índice de roubo de cargas cresce a cada dia no Sul do país e se tornou uma preocupação constante na rotina das empresas que oferecem o serviço de transporte de mercadorias. No último mês, o registro de roubo de cargas se tornou alarmante no Estado do Paraná, mais especificamente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A situação intrigou a Polícia Federal, que afirma que de 2011 pra cá esse tipo de ocorrência aumenta gradativamente mês a mês, fazendo com que o setor de transporte de cargas e corretoras de seguros exija uma delegacia exclusiva para investigar os crimes de desvio de cargas.

Os roubos têm acontecido principalmente em Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara, Campina Grande do Sul e algumas ocorrências também na região de Ponta Grossa. Em grande parte dos casos, a quadrilha age de forma profissional, aproveitando-se de ocasiões não rotineiras e utilizando do conhecimento amplo de rastreadores e horários propícios para a abordagem. O período mais comum para a ação é à noite, logo após o reinicio da viagem, com o veículo parado ou em movimento. Segundo relatos, os criminosos tem preferência por cargas que contenham produtos de maior valor, mas isso não livra os riscos das demais cargas sofrerem a abordagem. A polícia tem tomado algumas providências e prenderam seis criminosos envolvidos de quadrilhas diferentes nos últimos meses.

De toda forma, é importante prevenir tomando alguns cuidados, como programar saídas que evitam trafegar nessas regiões em horários entre 21h e 5h. Ainda assim é fundamental poder contar com o apoio da tecnologia, como as soluções de Rastreamento e Gerenciamento de Riscos da OpenTech. O OpenGR, por exemplo, possui soluções eficazes que atuam diretamente na prevenção de sinistros e redução significativa de eventuais riscos que possam ocorrer durante o percurso, garantindo integridade e segurança para o transporte das cargas. Para ler mais, acesse: http://bit.ly/PpKhDB

Roubos de cargas no Paraná preocupam
2 votes, 4.50 avg. rating (89% score)