Prevenção reduz acidentes

moto

Com base na transmissão de conhecimento, orientações e acompanhamento, a OpenTech se dedica à prevenção constante de acidentes. Para isso, mantém em operação o Programa de Prevenção de Acidentes (PPA), dividindo com os motoristas a missão de transportar cargas com segurança, a fim de preservar a vida do condutor, reduzir o número de acidentes rodoviários e minimizar custos.

A direção defensiva é o principal conceito trabalhado no programa com os motoristas. “Os condutores recebem treinamentos constantes e são avaliados com frequência. Cada empresa tem um treinamento exclusivo, com foco no ramo de atuação, pois tem características próprias. Cada carga se comporta de uma maneira diferente dentro do caminhão. Um produto do gênero alimentício, por exemplo, terá um comportamento diferente de outro como do setor automotivo. Nos casos de estudos das vias, a análise também é diferenciada, as placas de sinalização podem indicar que a rodovia permite 80 quilômetros por hora, mas aquela carga em questão deve ser conduzida a 60. Vai variar de acordo com a mercadoria”, explica o gerente especialista em prevenção de acidentes da OpenTech, Eduardo Tavares.

Zero acidentes

Diante da complexidade que envolve todo o processo do transporte de carga, o motorista tem um papel fundamental, afinal, seu comprometimento com as instruções repassadas nos treinamentos reflete significativamente na redução dos acidentes.
Foi esta seriedade e comprometimento que levaram empresas como a Hyundai Motor Company e a Peugeot a reduzirem a zero o número de acidentes nas estradas. Clientes desde 2010, uma das montadoras chegava a gastar três milhões, e a outra um milhão mensais, em virtude dos acidentes registrados. “A redução foi gradativa, hoje as duas empresas têm mais confiança no transporte, pois além de evitar os acidentes deixam de ter perdas altíssimas”, enfatiza Tavares.

Dever levado a sério

Além da prevenção, também há a correção. Como toda a viagem é monitorada, é possível saber se houve excesso de velocidade e se todos os requisitos para uma viagem segura foram respeitados. “Sempre que um motorista deixa de cumprir com alguma das regras previstas, ou mesmo quando se envolve e algum acidente ele passa por uma conversa com uma equipe de profissionais, incluindo uma psicóloga. Caso a orientação verbal não tenha surtido efeito, ele passa por uma reciclagem, onde recebe novamente instruções de direção defensiva. Acontecendo uma terceira vez, ele é avaliado e a empresa decide se ele permanece ou se ele coloca em risco a operação”, destaca o gerente.

Prevenção reduz acidentes
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)