Os perigos do trânsito no Brasil

Opentech_95019652

Os acidentes de trânsito são muito comuns no Brasil, e a maior parte deles são causados por imprudência do motorista ou de pedestres. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito.

Muitos acidentes poderiam ser evitados caso os motoristas diminuíssem vícios como o uso do celular ao dirigir, a ingestão de bebidas alcóolicas, velocidade em excesso e respeitassem as sinalizações de trânsito. Para motoristas de caminhão, é possível contar com um sistema de gerenciamento de risco, que atua como uma forma preventiva, disponibilizando recursos para reduzir os riscos da jornada e proporcionar seguranças aos motoristas.

O último anuário estatístico do Denatran revela que foram computados 400 mil acidentes de trânsitos com vítimas, sendo eles 116.201 envolvendo caminhões. São Paulo é disparada a cidade com maior número de acidentes.

Quando estiver na estrada, ou em cidades, e presenciar ou se envolver em um acidente há algumas medidas que devem ser tomadas.

gerenciamento-de-risco-duvida-pergunta-resposta

 

Em caso de acidentes sem vítimas:

  • É necessário retirar os veículos da pista para não interromper o fluxo. Esta medida é uma lei e pode haver multa caso não seja cumprida.
  • Anote as informações dos condutores e o local do acidente. Caso sejam visíveis infrações como embriaguez ou motorista sem habilitação, deve-se acionar a polícia pelo 190 e esperar no local.

Em caso de acidentes com vítimas:

  • Sinalize o local com o triângulo para avisar os motoristas que estão chegando pelo caminho.
  • Caso seja possível, preste os primeiros socorros. Nunca se deve mexer ou retirar as vítimas do local.
  • Ligue para o 193 e aguarde a chegada do socorro médico.

Para evitar os acidentes, além de estar bem equipado, é fundamental que o motorista tenha responsabilidade e prudência.

 

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/paz-no-transito/o-transito-em-numeros/print

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/04/90-dos-acidentes-de-transito-ocorrem-por-imprudencia-diz-gm.html

http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=807#

Os perigos do trânsito no Brasil
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)