Solução OpenTech é alternativa para legalizar o pagamento de fretes

Com a proibição do uso da carta-frete pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a fiscalização mais rigorosa, todas as empresas que realizam ou contratam o transporte de cargas no Brasil, independentemente de seu regime tributário, precisam se enquadrar às novas regras para a contratação e remuneração de caminhoneiros autônomos. A multa em caso de descumprimento da legislação pode variar de R$ 550,00 a R$ 10.500,00 por infração. Para a não emissão do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), a multa é de R$ 1.100,00. Em caso de reincidência, as punições são acrescidas de 50% do valor da última penalidade aplicada. Para ajudar embarcadores e transportadoras a se adequarem à obrigação legal, a OpenTech oferece o OpenCard, cartão de pagamento de frete eletrônico que substitui a carta-frete – antiga forma de pagamento de fretes. A solução atende rigorosamente a resolução ANTT 3.658/2011, que regulamenta o pagamento do valor do frete para a prestação dos servidos do transporte rodoviário de cargas e cria o cadastro para a geração do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT). Voltado para a gestão eficiente do pagamento de frete, coleta e triagem de documentos, a ferramenta permite ainda o adiantamento de parcelas do frete e inserções de crédito extras e emergenciais. Com bandeira Visa e mediante senha pessoal, o OpenCard serve como um cartão com múltiplas funções (débito, crédito e função pedágio) e permite inclusive saques nas redes Banco24Horas e Plus. No caso dos caminhoneiros autônomos, além da segurança e da praticidade na gestão e movimentação financeira e da comodidade de ter um único cartão com diferentes funções, é possível ainda solicitar cartões adicionais para dependentes, com definição prévia do valor a ser creditado para cada um deles.  Já os contratantes do serviço têm como vantagens a automatização dos pagamentos e a flexibilização das regras (repasse integral ou parcial do valor, parcelamento e agendamento dos pagamentos de frete). Além disso, o sistema não exige trocas de instituições bancárias, pois opera com os bancos utilizados habitualmente pelos clientes. Outro diferencial é que a gestão e o controle dos cartões e dos pagamentos podem ser feitos via internet, por meio do Portal do Transportador e do Portal para Autônomos, ou ainda por telefone. Para os embarcadores e transportadoras há ainda uma vantagem adicional, já que o sistema pode ser integrado às demais soluções OpenTech.

Postos credenciados
Ao optar pelo OpenCard, os clientes passam a contar com uma rede de aproximadamente 300 postos credenciados em todo o país. Os parceiros atuam como uma “filial” dos escritórios de embarcadores e transportadoras, oferecendo serviços como a impressão, digitalização e coleta de documentos necessários para o transporte das mercadorias.
Além disso, os postos credenciados podem realizar a recarga do Vale Pedágio e fazer o registro da passagem do caminhoneiro, caso seja de interesse da empresa contratante.

Sobre a OpenTech (opentechgr.com.br)
A OpenTech atua no segmento de Gestão Logística e Gerenciamento de Risco em transportes, com soluções completas em Software e GR que abrangem todos os processos de movimento de mercadorias, entre eles rastreamento de veículos, monitoramento de carga, gestão corporativa da transportadora, gestão de risco, prevenção de acidentes rodoviários, controle da jornada dos motoristas, gerenciamento de fretes e estoques. Referência no mercado de logística e gestão de riscos, a OpenTech continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década: profissionais experientes, alta tecnologia e excelência no atendimento.

• Mais de 1.200 clientes em todo o país.
• Mais de 110 mil viagens rastreadas por mês no Brasil e no Mercosul.
• 46 mil veículos cadastrados.
• 52 mil motoristas cadastrados.
• Mais de 600 colaboradores.
• Cerca de 15% do faturamento investido em Pesquisa e Desenvolvimento de softwares.

Assessoria de imprensa OpenTech
EDM LOGOS Comunicação Corporativa
(47) 3433-0666
Carla Lavina – carla@edmlogos.com.br
Graziela Lindner – graziela@edmlogos.com.br

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