Segurança que garante resultados

segurança

Alguns segmentos buscam nas Gerenciadoras de Risco a prevenção contra acidentes no transporte rodoviário, que muitas vezes colocam o motorista e a carga em risco.

Sinistros no transporte de produtos químicos e/ou perigosos, por exemplo, podem ocasionar um prejuízo muito maior que o valor da carga em si. Dependendo da região em que os acidentes ocorrem, esse prejuízo pode ser ainda maior e até prejudicar a imagem da empresa e o relacionamento com órgãos reguladores do meio ambiente. Outro exemplo são os caminhões “cegonheiros” – que transportam de uma só vez vários carros. Um acidente com este tipo de veículo também pode ocasionar grandes prejuízos.

Visando poupar tanto os donos de cargas quanto as transportadoras, a OpenTech desenvolveu a solução Open PPA (Programa de Prevenção de Acidentes). Esta solução faz o levantamento de todo o histórico de sinistro do cliente, considerando o tipo do acidente, rota, tempo, horários e local em que ocorreu, minuciosamente. A partir deste estudo, busca-se um alinhamento de coincidências que servem para tipificar o sinistro.

Isso feito, se houver uma concentração de fatores possíveis de gerenciamento, um grupo de analistas de risco da OpenTech, calçados no princípio de Pareto e outros recursos, propõe um projeto com medidas e investimentos para o PPA.

Veja na Figura I uma análise do histórico de sinistro que aponta uma concentração de 60% de eventos em três estados, 31% em apenas um.

Figura II – Dos 60% de eventos apurados demonstrados na figura I, destaca-se esta rota como principal via de acidentes. Esta vai merecer no PPA um estudo detalhado in loco inclusive com acréscimo detalhado de outros acidentes do trecho levantado junto à Polícia Federal

Com o programa em andamento, diariamente os gestores do programa avaliam os acontecimentos e indicadores, e com as diretrizes do PDCA – Plan, Do, Check, Adjust -, centradas na resolução de problemas, identificação da causa e na procura da melhor solução – realimentam o programa de boas práticas.

Segurança que garante resultados
3 votes, 5.00 avg. rating (97% score)