Rastreabilidade: carga roubada

85860888

A palavra rastreabilidade significa a habilidade de rastrear. Na logística, implica em saber quando e onde está determinado produto. No gerenciamento de risco, aplica-se este nome para denominar a propriedade de um produto ou processo que, por algumas circunstâncias, pode ser localizados, principalmente, no seu destino final.

No Gerenciamento de Risco, nem tudo é feito por monitoramento à distância e com equipamentos de rastreamento embarcados nos veículos. Aplica-se também a inteligência dos analistas de riscos (toda boa gerenciadora deve ter um experiente departamento de inteligência- TI) responsáveis por traçar estratégias que reduzam e até eliminem as chances de ocorrer qualquer adversidade durante a operação, e também estudar estratégias para localização do produto quando já roubado.

Corre no mercado uma antiga história que ilustra bem esta atividade: um produtor de café tinha muito prejuízo com roubos de suas cargas – situação que também incomodava a seguradora, que exigiu a aplicação de Gerenciamento de Risco.

Estratégia:

Os analistas, contratados para minimizar os riscos desta operação, foram além do simples monitoramento: apropriaram-se da rastreabilidade do produto (afinal, pelo volume roubado, deduziram que o receptador também deveria ser grande). Partindo de hipóteses, mapearam os arredores dos locais onde ocorriam os roubos e encontraram dois torrefadores com porte suficiente para absorver aquelas quantidades de cargas (café). Pediram então ao produtor que, exclusivamente para estes dois compradores, fechasse as sacas com barbante de cor diferente das destinadas aos outros clientes. Passado o tempo necessário para o estoque remanescente desses clientes fosse consumido até que só restassem sacos fechados com a cor escolhida para a operação. Bastou uma visita do produtor ao seu cliente para identificar sacos fechados com barbante cru, sem cor, que não poderiam estar ali se não fossem produtos de roubo. Mesmo moído e transformado, o produto foi encontrado e a cadeia roubo/receptador foi quebrada.

 

(Imagem: Getty Images)

Rastreabilidade: carga roubada
1 vote, 5.00 avg. rating (94% score)