OpenTech estrutura PMO para aumentar produtividade e reduzir custos

Com perspectivas de aumentar seu faturamento anual dos atuais R$ 38 milhões para R$ 100 milhões até 2016, a OpenTech aprimorou seus serviços e se reposicionou no mercado. Especialista em soluções para a Gestão Logística e Gerenciamento de Risco, a empresa vem consolidando sua marca também como referência em tecnologia e desenvolvimento de softwares. Para cumprir seu planejamento e interligar os objetivos estratégicos com a gestão dos programas e projetos, uma das medidas foi a estruturação do Escritório de Gerenciamento de Projetos ou PMO (Project Management Office). E se os autores Rollins & Kendall (2003) estiverem certos ao afirmar que, “em sua forma ideal, o Escritório de Projetos (PMO) deveria representar para uma organização o que os controladores de tráfego aéreo representam para os pilotos… Ele deveria ser o melhor amigo dos gerentes de projeto e dos executivos”, a OpenTech está no caminho certo. Desde o início do ano, um time dedicado de gerentes de projeto vem atuando para padronizar os processos e documentações em todas as áreas da empresa, definindo cronogramas e metodologias. Tudo de acordo com as melhores práticas do Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge ou Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos) mantido pelo PMI (Project Management Institute). Entre as áreas de conhecimento estão o gerenciamento de integração do projeto, escopo do projeto, tempo, custos e qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos do projeto, aquisições e equipes envolvidas (stakeholders) “Com o portfólio de projetos sob os olhares do Escritório, conseguimos centralizar as demandas, analisar as prioridades, colaborar na tomada de decisões e realocar recursos”, diz o gerente do Escritório, Henrique Saragoça, explicando que os bons resultados estão baseados no planejamento, monitoramento e controle, além de metodologia específica. “Com a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas conseguimos executar os projetos de forma efetiva. Assim, garantimos uma competência estratégica para a OpenTech, permitindo unir os resultados dos projetos com os objetivos do negócio”, continua. Ao gerir os projetos de forma centralizada, a OpenTech torna-se um diferencial no setor. De acordo com o estudo PM SURVEY.ORG Brasil de 2011, por exemplo, apenas 37% das empresas mantinham seus projetos sempre alinhados com o planejamento estratégico. O levantamento mostrou ainda que apenas 20% das organizações possuíam processo com critérios claros para seleção e priorização de projetos; somente 25% tinham o PMO como responsável pela condução dos processos de gestão de seus portfólios; 39% não contavam com processo para monitoramento do desempenho do portfólio e apenas 6% das empresas responderam que  100% dos projetos previstos no portfólio foram realizados. Com seu PMO estruturado, a OpenTech já prevê melhorias em produtividade e na qualidade de seus serviços e produtos, atendendo de forma eficaz aos propósitos da empresa e satisfazendo as expectativas dos clientes. “Nossa função é dar apoio às áreas, reduzindo custos e prazos, além de garantir o menor índice de trabalho na implantação e execução dos projetos graças à padronização de processos”, diz a gerente de Projetos do PMO, Agnes Pizzi.   Sobre a OpenTech  (opentechgr.com.br) A OpenTech atua no segmento de Gestão Logística e Gerenciamento de Risco em transportes, com soluções completas em Software e GR que abrangem todos os processos de movimento de mercadorias, entre eles rastreamento de veículos, monitoramento de carga, gestão corporativa da transportadora, gestão de risco, prevenção de acidentes rodoviários, controle da jornada dos motoristas, gerenciamento de fretes e estoques. Referência no mercado de logística e gestão de riscos, a OpenTech continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década: profissionais experientes, alta tecnologia e excelência no atendimento. · Mais de 800  clientes em todo o país. · Mais de 111 mil viagens rastreadas por mês no Brasil e no Mercosul. · 46 mil veículos cadastrados · 52 mil motoristas cadastrados. · Mais de 550 colaboradores. ·Cerca de 15% do faturamento investido em Pesquisa e Desenvolvimento de softwares.   Assessoria de imprensa OpenTech EDM LOGOS Comunicação Corporativa (47) 3433-0666 Carla Lavina – carla@edmlogos.com.br Graziela Lindner – graziela@edmlogos.com.br

OpenTech estrutura PMO para aumentar produtividade e reduzir custos
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)