OpenTech cria departamento especializado em prevenção de perdas

As estatísticas de roubo de cargas no Brasil vêm batendo recordes ano a ano. Divulgada no final de 2013, a pesquisa da Associação Nacional dos Transportadores de Carga & Logística (NTC&Logística) acionava o alerta. Em 2012, os 14,4 mil casos registrados no País ­– mais da metade em São Paulo – acumularam um prejuízo de quase R$ 1 bilhão. O índice já era o maior em 15 anos.
Para ajudar a frear esses números, a OpenTech criou um departamento dedicado exclusivamente à prevenção de perdas. A iniciativa está em consonância com as expectativas e necessidades de seguradoras, corretoras e clientes e atende à demanda do mercado por mais segurança nas operações logísticas. A área de Prevenção de Perdas conta com uma equipe responsável por analisar os índices de sinistralidade e traçar planos efetivos para a redução destes indicadores, garantindo a melhoria contínua dos serviços da empresa.


Além de prestar consultoria técnica de gestão prévia de riscos para clientes e para o mercado segurador, o novo departamento realizará também análises de sinistros e avaliações das atividades realizadas pelos clientes, dimensionando de forma assertiva os recursos necessários para o sucesso da operação. Com a coleta e o estudo dos dados, a empresa terá ainda subsídios para o aprimoramento da tecnologia e dos processos utilizados, sempre com o objetivo de antecipar falhas e minimizar os riscos.
De acordo com o presidente da OpenTech, Alfredo Zattar, o departamento de Prevenção de Perdas é um diferencial e torna a empresa uma especialista também nesta área. “Vamos reforçar nosso foco na prevenção, contando com uma equipe qualificada e ferramentas próprias de software que nos auxiliam no gerenciamento dos riscos. Com isso, atuaremos fortemente na execução de planos de redução e prevenção de perdas, além de estreitarmos nosso relacionamento com o mercado”, diz.


A criação do departamento começou a ser delineada no segundo semestre de 2013, com a contratação do gerente executivo de Relacionamento, Tony Geraldes, e o startup de uma série de encontros com seguradoras do país. Na programação de visitas à sede da empresa, em Joinville (SC), foram recebidos executivos de cerca de 20 seguradoras e consultorias, entre elas Itaú, Bradesco, Zurich, Allianz e Mapfre. Além de conhecer sua estrutura, sua tecnologia e seus profissionais, houve muita troca de experiências e informações para estabelecer processos mais assertivos entre os atores do tripé Cliente-OpenTech-Seguradora.


“Abrimos as portas para que as seguradoras e as empresas de consultoria conhecessem melhor nosso trabalho e nossa estrutura. Nestas visitas, percebemos que era hora de criar um departamento que mantivesse ações sistemáticas e procedimentos bem definidos para a prevenção de perdas”, explica o vice-presidente de Prevenção de Perdas da empresa, Claudemir Uhdre. A programação de visitas será mantida e o relacionamento mais próximo com a nova estrutura em São Paulo se estenderá no dia a dia com as seguradoras.


Com sua base montada no escritório da OpenTech em São Paulo, a nova área vai contar com o suporte de todos os departamentos da empresa e o reforço do gerente de Prevenção de Perdas, Rodrigo Corrêa, que atuará ao lado de Geraldes. A intenção é aumentar cada vez mais a aproximação com as seguradoras, corretoras e consultorias na área de gerenciamento de risco, a maioria delas com sede na região Sudeste.

OpenTech cria departamento especializado em prevenção de perdas
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)