Investigação de sinistro

sinistro

Muitos clientes de gerenciadoras de riscos confundem ainda a atividade preventiva das GRs com a investigação pós-roubo. Ações de campo, como descobrir, prender e resgatar os bens roubados.

No escopo das atividades em torno do roubo de cargas, mesmo que informal, foram instituindo-se elementos naturalmente. Havia alguns serviços de diferentes competência e especialidades, a do segurador, do corretor, da gerenciadora de risco, da reguladora de risco e por último, da investigação de sinistro. Esta última, talvez, por se confundir ou mesmo por conflitar com o dever do Estado, aos poucos caiu em desuso.

Uma Gerenciadora de Risco dentro de suas limitações não é responsável pelo desenrolar de uma investigação, no entanto fornece as informações colhidas durante uma viagem monitorada para ajudar no desfecho positivo.

Investigação de sinistro
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  • Fábio Trindade

    Gostaríamos de alertar nossos parceiros sobre o aumento da criminalidade
    na região de Curitiba – PR, Campo Largo – PR, São José dos Pinhais –
    PR, Colombo-PR, Piraquara-PR, Campina Grande do Sul – PR e algumas
    ocorrências também na região de Ponta Grossa-PR, tal fato contribuiu
    para o crescimento do roubo de cargas nestas áreas, gerando insegurança
    para os motoristas que trafegam nesta área.

    As quadrilhas que estão atuando na região possuem “modus operandi”
    variados, utilizando-se de abordagem do motorista no reinicio de viagem,
    veículo parado e com o veículo em movimento, principalmente no horário
    noturno.

    Pelas características dos roubos, é nítido o alto conhecimento dos
    criminosos sobre o funcionamento dos rastreadores e da operação de
    transporte e o tipo da carga, onde a ação dos meliantes para desativar
    os rastreadores e localizadores é muito rápida.

    Nos últimos 3 meses foram desmantelados 2 locais de desmanche de
    caminhões e desova de cargas roubadas em Colombo-PR e Pinhais-PR, sendo
    presos cerca de 6 pessoas de quadrilhas diferentes.

    Para minimizar os riscos das viagens, recomendamos os seguintes
    procedimentos emergenciais para as operações que utilizam rotas que
    passam por esta região:

    · Programar as saídas para evitar trafegar nesta região em horário noturno, entre às 21:00h até às 05:00h;

    · Não pernoitar em postos desta região;

    o Sentido SP, pernoitar antes de GARUVA-SC;

    o Sentido SC, pernoitar entre REGISTRO-SP e CAJATI-SP;

    · Evitar paradas nos postos desta região;

    · Montar comboios para atravessar a região;

    · Revisar os equipamentos de rastreamento dos veículos;

    · Indicação de se utilizar o rastreador secundário no cavalo/carreta, ou equipamentos móveis (isca);

    · Orientar os motoristas para alertarem a Central de Rastreamento
    OpenTech para atitudes e veículos suspeitos, fornecendo informações
    sobre o local, os suspeitos e veículos.

    A OpenTech tem trabalhado em conjunto com os órgãos policiais da região
    do Paraná, São Paulo e Santa Catarina visando desarticular estas
    quadrilhas e nos colocamos a disposição de nossos clientes.