Gerenciamento de Risco a favor do equilíbrio ambiental

shutterstock_104308811

Os Programas de Prevenção de Acidentes garantem a segurança e sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas, principalmente quando implantada ao transporte de produtos perigosos.

No Brasil este assunto é levado cada vez mais a sério, tanto pelos fiscalizadores do serviço de transporte quanto pelos órgãos ambientais do país. Em 2012, mais de dois mil acidentes de caminhões que transportavam cargas perigosas foram registrados pela companhia ambiental do estado de SP.

No sentido de reverter esta realidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já estuda a implantação de um novo sistema de controle de áreas prioritárias para a fiscalização e até a delimitação de áreas que proibirão este tipo de transporte.

Mas afinal, que tipos de produtos estão sob a mira da fiscalização?
A Organização das Nações Unidas (ONU) dividiu-os em nove classes (e subclasses) de risco, fazendo esta identificação, que se resumem em:

1 – Explosivos
2 – Gases
3 – Líquidos Inflamáveis
4 – Sólidos sujeitos a Combustão Espontânea
5 – Oxidantes e Peróxidos Orgânicos
6 – Tóxicos Infectantes
7 – Radioativos
8 – Corrosivos
9 – Diversos, que inclui demais substâncias perigosas.

Como já comentamos aqui no Parada Obrigatória, as consequências ambientais e financeiras de sinistros no transporte de produtos perigosos são realmente sérias, aumentando a responsabilidade das Gerenciadoras de Riscos ao assumir o compromisso de prevenção para a assertividade na operação.

É por isso que a OpenTech defende a importância da gestão de risco como prevenção, por meio de suas soluções, como o Programa de Prevenção de Acidentes (Open PPA) que desenvolve a capacitação dos caminhoneiros, verifica a certificações necessárias para o transporte e realiza o mapeamento dos pontos críticos das rodovias para uma tomada maior de atenção, somando pontos positivos para o histórico do motorista e para a reputação da transportadora.

Fontes:

http://www.brasilcaminhoneiro.com.br/V4/comportamento/produtos-perigosos/

http://blogdocaminhoneiro.com/2013/05/ibama-estuda-implantacao-de-novo-sistema-para-transporte-de-produtos-perigosos/

 

Gerenciamento de Risco a favor do equilíbrio ambiental
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)