Como aumentar a produtividade da gestão logística

016

O SIL (Sistema Integrado de Logística), lançado no início de 2007, apresenta uma enorme variedade de informações imprescindíveis para as atividades logísticas, principalmente na movimentação rodoviária de mercadorias.

A preparação do embarque registra as características do veículo (cavalo/carreta) escolhido para o transporte, motorista, rotas, paradas previstas, previsão de inicio e fim de viagem, origem e destinos, documentos (fiscais ou não) que cobrem o embarque, produto, valor da carga, número e detalhamento das entregas ou coletas, número do lacre, CIF, parâmetros para alertas de atraso, desvio na temperatura (para carretas refrigeradas) etc.

Já no processo de transporte que inicia na contratação da transportadora/veículo, garante o controle do tempo desde a entrada no local do carregamento, permanência, saída com a carga e todos os eventos da viagem, com ênfase em registrar as tarefas realizadas e os possíveis atrasos.

As aplicações do SIL atendem diferentes necessidades e o cliente, seja ele uma transportadora, empresa de logística ou embarcador, consegue medir o desempenho de suas operações de transferência, entrega ou coleta de mercadoria, dividindo os resultados por grupo de veículos, clientes atendidos, documentos entregues, destino e origem.

A análise destes relatórios pelos administradores e a comparação entre os grupos muitas vezes apontam anomalias que podem ser corrigidas com os exemplos bem sucedidos de um ou outro grupo.

Veja, a seguir, exemplos de relatório gerados pelo SIL:

 

Figura I – Relatório de tempo de entrega por grupo (neste caso produto),

com destaque ao percentual de entregas com atraso, conforme o parâmetro desejado.

 

Figura II – Relatório apontando documentos embarcados, apresentando onde e quem fez esta embarcação.



Figura III – Tempo consolidado de entrega da frota.

 

Como aumentar a produtividade da gestão logística
4 votes, 4.75 avg. rating (93% score)
  • Pingback: OpenTech | SIL e a divisão de pedidos

  • http://www.facebook.com/smauro12 Simone Mauro

    Sr. Jorge, como vai? Espero que lembre de mim, sou Simone Mauro que trabalhou na Ituran. Tenho uma dúvida sobre o aumento da produtividade da gestão logística. Qual é o papel da Gestora de Riscos quando sua tecnologia (hardware e software) aponta as falhas no processo logístico e fica legitimado que a raiz do problema está na falta de gestão e aprimoramento dos processos internos do cliente. Tenho clientes onde detectei estes e outros pontos. Abraços! Simone Mauro