Chuva e neblina são sinônimas de cuidado

opentech-shutterstock_18380992-chuvaneblina

Em meio às longas viagens enfrentadas pelos motoristas no processo logístico, ainda existem os fatores naturais que podem dificultar a direção do veículo, causando riscos para o condutor e para a carga. Por isso, situações de chuva e neblina exigem maior atenção e cautela do motorista para a prevenção de acidentes.

Os principais problemas de se dirigir nestas condições é a perda de atrito com o solo e de visibilidade. No caso da chuva, é comum a ocorrência de aquaplanagem, que ocorre quando a camada de água é muito espessa, fazendo os pneus perderem contato com o asfalto e deslizarem. Já a neblina costuma ocorrer entre a madrugada e o amanhecer, devido ao choque de temperaturas entre uma massa de ar quente e outra fria, comum em regiões de serra ou próximas ao mar.

Apesar destes fenômenos naturais não serem passíveis de serem controlados, o motorista deve seguir algumas recomendações, que podem fazer parte de um treinamento prévio, para uma eficiente gestão de risco. Veja uma lista abaixo com alguns cuidados importantes em situações de chuva e neblina:

⇢ Reduza a velocidade e aumente a distância para pelo menos 10 metros em relação ao veículo da frente.

⇢ Veja e seja visto – acione os faróis.

⇢ Evite freadas bruscas e manobras perigosas.

⇢ Acione o ar-condicionado ou mantenha as janelas minimamente abertas para circulação do ar.

⇢ Não faça ultrapassagens.

⇢ Mantenha a velocidade constante.

⇢ Se necessário, pare em um lugar seguro, jamais o acostamento.

 

Fontes: http://carros.ig.com.br/servicos/saiba+o+que+fazer+para+dirigir+com+seguranca+sob+neblina/3628.html

http://transporteelogistica.terra.com.br/ocaminhoneiro/integra/95/conheca-os-riscos-de-conduzir-caminhoes-na-chuva-e-aprenda-a-evita-los

Chuva e neblina são sinônimas de cuidado
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)